Porque assistir TV faz mal para o bebê


porque assistir tv faz mal para o bebe - Porque assistir TV faz mal para o bebê

Eu sei, bebês adoram TV na mesma medida em que são carentes e querem nossa atenção o tempo todo. Eu sei, colocá-los na frente da televisão é tentador. Eu sei, daria pra arrumar a casa, tomar um banho demorado ou ler um livro tranquilamente, enquanto eles estão assistindo aquele desenho na Netflix.

O que pouca gente sabe: as TV’s fazem mal para os bebês.

Já sei, vocês vão achar que eu sou muito chata, que tudo eu digo que faz mal e que vocês e/ou os filhos de vocês assistiram TV quando pequenos e “ninguém morreu por isso” (velho jargão). Mas quem já viu um bebê na frente da TV percebeu o quão vidrado ele fica na tela. E não tem como isso fazer bem para ele, não tem mesmo.

O caso é que, segundo pediatras, o cérebro do bebê só é capaz de dar sentido a algo que está na tela a partir dos 18 meses. Quando os menores que isso olham para a TV, eles estão prestando atenção às vozes, movimentos e cores brilhantes, sem realmente entender o que está acontecendo ali. Ou seja, estão praticamente hipnotizados. Para ter curiosidade e aprender coisas novas, o bebê precisa interagir com as pessoas ao seu redor, ouvi-las falando diretamente com ele, manipular objetos, tocar. Assistir TV é uma atividade muito passiva e, portanto, não estimula o aprendizado. E isso não vale só para a TV, aí também está incluso ver vídeos em computadores, smartphones e tablets.

A coisa é ainda mais chocante do que parece. Por não serem aproveitados pelo cérebro, os vídeos que seu bebê assiste são, basicamente, lixo mental. E acumular lixo mental tem efeitos negativos no desenvolvimento da linguagem, nas habilidades de leitura e na memória de curto prazo. E como se não bastasse, os olhos também podem ser prejudicados.

Quer mais um motivo para não deixar seu bebê assistir TV? O sono dele também é prejudicado. Se você colocá-lo na frente da TV, as luzes fatalmente vão estimulá-lo, e vai ser bem difícil relaxar pra dormir. E isso é uma verdade. Querem saber como sei? Não me orgulho disso. O Bernardo assiste um pouco de TV de vez em quando, e no dia em que caímos na besteira de deixá-lo assistir desenho à noite, ele levou horas pra dormir. HORAS.

Mas o que fazer para distrair o bebê, para que possamos fazer atividades domésticas, estudar, etc? Vou dar aqui a mesma sugestão que vi no site “Bem estar bebê”: colocá-lo no chão brincando com panelas e potes enquanto você faz o almoço vai ensiná-lo bem mais do que deixá-lo na frente de uma tela. Ele vai interagir com os objetos e aprender com eles, e de quebra vai ter mais interação com você também, pois vocês vão trocar olhares e “conversar”, algo que a concentração extrema dele na TV impossibilita.

E se o bebê já assistiu TV, gostou, e agora “pede” pra ligar (o Bernardo, com três meses, já fez isso)? Procure distraí-lo com outra coisa, dar um brinquedo, cantar ou ler para ele, ou se não tiver tempo, simplesmente coloque-o no cercado ou no tatame, para que engatinhe ou brinque com os objetos que estão ali. E se estiver em um dia particularmente difícil e realmente precisar recorrer à TV, deixe-o assistir por no máximo vinte minutos, e no máximo uma vez ao dia.


2 Replies to “Porque assistir TV faz mal para o bebê”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *