Os primeiros dentinhos do bebê


os primeiros dentinhos do bebe - Os primeiros dentinhos do bebê

Bernardo está com sete para oito meses, e no início do mês os dentinhos começaram a despontar. Assim como a maioria dos bebês, foram os incisivos inferiores que deram as caras primeiro.

É um marco importante no desenvolvimento, mais uma etapa de descobertas. A mastigação dele já era boa, mas agora ele consegue tirar pedaços dos alimentos, e inclusive já estou começando a dar pedacinhos maiores. E com isso, vieram também as dentadas no meu peito, que ele leva na brincadeira enquanto eu chego a gritar de dor. Estamos voltando à fase em que amamentar era um desafio.

Sei que essa fase dos dentinhos nascendo é difícil para a maioria dos bebês, então reuni aqui algumas dicas para que o início da dentição seja sem traumas.

-A dor e a coceira causadas pelos dentes rompendo a gengiva tende a deixar a criança mais irritada e chorona. Procure ter paciência e dar muito colinho, pois é a melhor maneira de acalmá-lo. Alguns também ficam mais agressivos.

-Ele vai levar tudo à boca, na tentativa de aliviar a coceira. Mantenha objetos perigosos e/ou que possam ser engolidos fora do alcance do bebê, e procure ter mordedores.

-Remédios, só com prescrição médica. Quer uma dica de algo 100% natural, que vai dar um belo alívio na gengiva do bebê e não fará mal algum a ele? Faça sorvetinho (picolé) de leite materno.

-Se você ainda amamenta, vai levar umas dentadas no seio, isso é inevitável. Mas não deixe que o bebê considere normal causar dor em você. Sempre que ele fizer, procure repreendê-lo. No caso do Bernardo, eu peço que ele pare, digo que está machucando a mamãe, que está doendo. Geralmente ele pára, mas quando ele teima, eu simplesmente o tiro do peito. Ele não chora, pois geralmente só faz isso quando já mamou o suficiente.

-Sabe a higienização da gengiva que você faz com a fralda ou com a dedeira de silicone? Agora que os dentes estão surgindo, troque-os por uma escovinha de dentes adequada. Faça a escovação após cada refeição. Para que o bebê aprenda o hábito de escovar os dentes, deixe-o segurar a escova e fazer ele mesmo do jeitinho que conseguir, mesmo que morda a escova. Deixe-o ‘brincar” por um tempinho, e em seguida faça a escovação da forma correta.

-Leve-o ao dentista o quanto antes, para avaliá-lo e começar desde já a cuidar da saúde bucal. Tente encontrar um dentista já habituado a atender bebês e crianças.

hqdefault 1 e1564596848566 - Os primeiros dentinhos do bebê

-Embora muitas pessoas digam que bebês tem febre e diarréia quando os dentinhos estão saindo, isso não tem comprovação científica. Se achar que seu bebê não está bem, procure o pediatra. Procure o médico também se os sintomas estiverem fortes além do normal, ou se demorarem muito a passar.



2 Replies to “Os primeiros dentinhos do bebê”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *