O trabalho mais difícil do mundo


O trabalho mais difícil do mundo  - O trabalho mais difícil do mundo
IMG DO GOOGLE

Não tenho conhecimento o suficiente para dizer que a maternidade é o trabalho mais difícil do mundo, mas posso dizer com certeza que é o trabalho mais difícil que já tive. E olha que já fui atendente de lanchonete e operadora de telemarketing, dentre outros empregos – e fora o próprio empreendedorismo, que é bem mais tenso que esses outros dois.

Ser mãe é um trabalho com data de início e sem data para terminar –  se tudo der certo, você será mãe até o fim da sua vida. E nenhum trabalho traz uma mistura tão grande e tão forte de sentimentos quanto esse. Nenhum trabalho vai te causar tanto amor, e ao mesmo tempo tanta dor.

Qualquer mãe e qualquer pai que ame seu filho vai ter momentos de felicidade, gratidão e desespero, às vezes os três sentimentos com um intervalo de tempo bem pequeno entre um e outro. E você nunca mais terá a mesma tranquilidade que tinha, antes de ter seu filho. E não estou falando do barulho e da bagunça jogada pela casa.

Seja qual for o seu trabalho, você sempre tem algo a zelar. Seja uma casa, uma mercadoria, uma conta, uma carreira. Seu trabalho enquanto profissional é cuidar do que está sob sua responsabilidade.

Já seu trabalho como mãe, é literalmente cuidar de uma vida – uma vida que tem o mesmo peso que a sua própria vida, sem a qual você certamente morreria. E realizar esse trabalho é sentir medo o tempo todo. Se algo acontecer a essa vida, não tem demissão ou desconto na sua conta que resolva isso – e só pensar em algo do tipo já é motivo para tremores e palpitações.

Enquanto eu escrevia esse artigo, Bernardo cismou de colocar os carrinhos de brinquedo no teclado do meu notebook, e abriu o maior berreiro quando eu não deixei. Minutos depois, pediu colo e dormiu no meu colo, acariciando meu rosto.

Isso resume perfeitamente a vida de mãe, esse trabalho tão intenso e complexo.

Veja também: Como Criar rotina de Sono para o bebê


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *