Mãe tem que ajudar em tudo?


mae tem que ajudar em tudo 1024x525 - Mãe tem que ajudar em tudo?

Já aviso que esse artigo foi mais um texto inspirado em um caso da vida real encontrado nos grupos do Facebook. Nem diz respeito à crianças, já que a situação envolve adultos, mas como está diretamente ligado à maternidade, não tive como não dividi-lo com vocês.

Nesses grupos é comum que as mulheres contem as tretas que estão passando e peçam conselhos aos membros. Nesse caso, uma senhora bastante aflita estava completamente sem saber o que fazer. Contou ter três filhas adultas, e que as duas mais novas, de 25 e 21 anos, estavam passando por problemas que acabaram afetando-na. A do meio se separou do marido, e então foi viver com os pais, junto com a filha pequena. O grande problema é que a moça, segundo a mãe, é uma verdadeira mala.

Nunca se interessou em trabalhar, educou completamente mal a criança, é “relaxada”, não ajuda os pais em absolutamente nada com afazeres domésticos, e ainda se acha no direito de ficar brava quando a mãe reclama. E essa mãe ainda contou que a caçula também estava querendo se separar e ir morar com eles, e ao que parece, se comporta igual a irmã.

A mãe desabafou, está cansada, trabalhou a vida inteira, criou as filhas, e quer apenas aproveitar o início da velhice descansando, viajando com o marido, ficando a sós com ele. Tem todo o direito, sou a primeira a defendê-la nesse sentido. Mas o grande problema, contado por ela no texto, é que essas filhas sofrem de depressão. E ela (a mãe) tem a mesma doença.

A história dividiu opiniões e bugou completamente meu cérebro. Não sou melhor do que ninguém e sei que não devo julgar, mas sempre achei um absurdo essa história de filhos adultos se escorando nos pais, sejam solteiros ou não, tenham filhos ou nãos. Gente casando e levando esposa/marido pra ir morar junto na casa dos pais. Filhos de trinta anos que nem se coçam pra irem morar sozinhos, e acham a coisa mais normal do mundo pai e mãe sustentando a casa sozinhos e dando roupinha lavada a eles. Filhos que se separam do cônjuge e querem ir direto pra casa dos pais de novo, ao invés de cortar gastos, pagar um aluguel e aprender a se virar por conta própria.

Filhos que acham que seus problemas também são dos pais, e querem ser carregados e protegidos a vida toda. Mas e quando esse filho tem uma doença? É certo não deixar que volte para casa? É certo priorizar o próprio bem estar e dar as costas a esse filho? Mas a questão é que essa mãe também é doente! Se ela cuida das filhas, quem cuida dela?

teste 2 - Mãe tem que ajudar em tudo?

Que situação difícil! Sinceramente, pensei muito e não consegui ter uma opinião totalmente formada. Talvez o melhor seria que as três se unissem, conversassem e tentassem vencer a doença e a fase ruim juntas. Mas a que ponto a depressão de uma afetaria a da outra? Talvez a mãe fique ainda mais depressiva por ver a filha transformar a casa em um chiqueiro, e a filha fique ainda mais depressiva por ser cobrada pela mãe. Mas como não cobrar, se ela está usufruindo e não está ajudando? E como exigir que a mãe arque com tudo para proteger a filha, e acabe piorando por isso? Será mesmo que mãe tem que aceitar tudo? Mãe não tem o direito nem de ficar doente em paz?

Acho que só uma terapia familiar ajudaria nisso, já que aparentemente não há uma solução pronta. O que vocês acham? Deixem nos comentários


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *