Especial para as mamães: ideias para relaxar


A rotina de quem tem filhos, independente de trabalhar fora ou em casa, é inegavelmente exaustiva. E nos curtos momentos em que eles dormem, vão para a escola ou simplesmente brincam quietinhos, o tempo passa tão rápido que não dá tempo nem de pensar no que fazer primeiro.

Mas, por mais difícil que seja, descanse! Independente de esse descanso durar dez minutos ou duas horas, você precisa dele, ou vai chegar o momento em que se cérebro e seu corpo vão dar pau, e nada mais vai funcionar.

Mesmo eu, que sou perfeccionista e crítica comigo mesma ao extremo, sei reconhecer a hora em que devo parar. E hoje trouxe algumas dicas para que você se distraia um pouco e se sinta melhor consiga mesma, sem culpa.

-Se você é vaidosa, separe ao menos 1 dia na semana para se permitir. Se salão de beleza for inviável no momento ou você simplesmente não tiver paciência para isso (eu não tenho), tenha seu dia de beleza em casa, mesmo: faça as unhas, nem que isso signifique apenas lixá-las e hidratar as cutículas; faça uma hidratação nos cabelos, com creme ou mesmo com uma receitinha caseira; e, se quiser ir mais longe e estiver com inspiração, faça uma make, mesmo que seja só pra ficar em casa e/ou postar umas fotos bem bonitas no Instagram.

-Faça exercícios físicos! E aqui vale a mesma regra do salão de beleza: se não puder ou não quiser ir à academia, se vire em casa. Você encontra vídeos de aerohit, funcional ou mesmo yoga no Youtube, tanto curtos quando mais longos, basta escolher de acordo com seu tempo disponível. Deixe a preguiça de lado! Isso fará bem para o seu corpo e para a sua mente.

-Só tem os dez minutos em que seu bebê vai à padaria com o pai? Medite. Não é necessário muita firula, simplesmente feche os olhos, e faça exercícios de respiração, usando o ritmo para tentar esvaziar a mente. Não é muito fácil no início, mas você pode pesquisar áudios e/ou vídeos de meditação guiada que o ajudarão nisso.

-Por mais tarefas em casa e de trabalho que tenha, permita-se, ao menos uma tarde a cada quinze dias, usar o tempo da escola ou da soneca das crianças para ler seu livro ou assistir sua série favorita. Quando nos estressamos muito, nos refugiar em uma realidade diferente por algumas horinhas é revigorante.

-Organize-se com o companheiro e tente sair para papear com seus amigos, ao menos uma vez ao mês. A gente mergulha tanto na rotina da maternidade, que praticamente esquecemos de existir e da vida que levávamos antes, e isso não faz bem. E você tem todo o direito de ter um tempo para ter sua vida social. Claro que isso pode demorar e que depende muito da idade dos seus filhos, mas sempre é possível negociar.

-Se quando tem um tempo disponível a sua única vontade é dormir, durma. Sem culpa. Você não precisa ser perfeita, o que você precisa é manter a sanidade e a saúde, do contrário, não conseguirá tomar conta de nada: nem do seu filho, nem da sua casa, nem do seu trabalho e muito menos de você.

banner5 - Especial para as mamães: ideias para relaxar

One Reply to “Especial para as mamães: ideias para relaxar”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *