Ensinando o bebê a tomar leite no copinho


ensinando o bebe a tomar leite no copinho  1024x554 - Ensinando o bebê a tomar leite no copinho

Já contei em um artigo anterior que vou passar um mês trabalhando fora , para cumprir o período de estabilidade. Como meu filhote é exclusivamente amamentado no peito e pretendo lutar com unhas e dentes para manter isso até ele completar 6 meses, já comecei com antecedência a tirar leite ensinando o bebê a tomar leite no copinho.

O começo não foi nada fácil, mas o “treinamento” já melhorou bastante nossos resultados. Na primeira tentativa, meu marido tentou com a mamadeira, pois eu não estava em casa e ele teve medo de tentar no copinho. A mamadeira do Bernardo é um modelo da Lillo, linda, com um bico grande, mas ele simplesmente não pegou. “Mastigava” o bico e ria, sem sugar o leite. E quando o pai dele dizia “filho, é leite”, ele simplesmente balançava a cabeça pros lados, como se estivesse dizendo “não” XD.

Com o copinho já estamos conseguindo nos entender, mesmo com alguma dificuldade. Usamos como copinho a própria tampa da mamadeira, esterilizada, porque achei que seria muito melhor ter algo que só ele usasse, e usar copinhos descartáveis seria uma afronta ao nosso bolso e ao meio ambiente. Esquento o leite em banho-maria, colocando o potinho congelado na água fervida e mantendo-o lá pelos mesmos cinco minutos que levo para esterilizar o copinho. É batata, ele descongela e fica com a temperatura certinha. Sempre sirvo para ele na hora e o coloco um babador, pois bastante leite escorre no processo.

As primeiras vezes foram complicadas. Por estar habituado apenas ao seio, o meu bebê simplesmente não sabia como puxar o leite de outra maneira. Ele fazia cara feia, usava a língua para empurrar o copo para longe da boca (!), e o pouco leite que eu conseguia colocar na boca dele, ele cuspia fora. Quase entrei em desespero.

Comecei a tentar fazer esse processo ao menos uma vez ao dia, todos os dias, e ele já assimilou como fazer. Obviamente ainda não está perfeito, mas a dificuldade agora é outra: tento dar aos poucos por medo que ele se afogue, mas ele não tem paciência e quer em mais quantidade. Por querer em mais quantidade, ele tenta pôr as mãos no copo e beber ele mesmo :l. Mas ele ainda não tem noção e controle de quantidade para beber algo no copo, então se ele pega demais, simplesmente joga para fora da boca, então é um verdadeiro exercício de paciência. Mas é uma gracinha. Outro dia, estava dando devagar, ele se irritou com a pouca quantidade e acabei dando gut-gut. Ele tomou tudinho!

Ele vai tomar leite no copinho ao menos três vezes ao dia e o ideal era que eu já começasse a acostumá-lo assim, mas tenho medo de dar menos o peito e acabar produzindo menos leite. E por falar nisso, tenho tomado muita água e produzido leite em mais quantidade, o que ajuda bastante na hora de tirar. Mas terei que ordenhar ao menos três potinhos cheios todos os dias, e ainda não estou conseguindo fazer isso. Alguma dica? Uso bombinha manual do tipo seringa.

Se vocês também estão tendo que lidar com o fim da licença e tentando manter a amamentação exclusiva, deixem nos comentários e compartilhe com seus amigos.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *