Dicas para ser mãe e se cuidar


Dicas para ser mãe e se cuidar 1024x573 - Dicas para ser mãe e se cuidar

Antes de ter meu filho, eu vivia arrumada. Nunca estava sem unhas feitas, e viva comprando as mais diversas marcas e cores de batom. Fazia hidratação no cabelo toda semana, e volta e meia comprava uma roupa ou acessório diferente. Tudo estava sempre no lugar. Nessa época eu não tinha a menor noção das dificuldades da maternidade, e nunca pensei que seriam necessárias dicas para ser mãe e se cuidar.

Aí seu filho nasce, e as prioridades mudam, você querendo ou não. Enquanto o bebê é novinho e mama toda hora, mal dá tempo de tomar banho, pentear os cabelos ou mesmo escovar os dentes – imagine então passar um mísero gloss nos lábios. E mesmo quando a criança está maior, a demanda continua grande. É preciso malabarismo para arrumar a cama e fazer o café da manhã enquanto o pequeno está sentado no penico. 

Eu, embora nunca tenha me permitido passar o dia todo de pijama, passei um longo tempo até voltar a usar uma maquiagem leve ou cuidar melhor dos cabelos – até porque, trabalhando em casa, não existia a “obrigação”. E nunca descuidei dos exercícios físicos (dez dias após o parto retomei a yoga). Mas, nos últimos meses, com o isolamento, tantas preocupações rondando e a melancolia no ar, uma fiquei muito mal piscologicamente. E uma das coisas que estão me ajudando a melhorar é voltar a andar mais arrumada, mesmo que seja pra ficar em casa ou fazer stories. Tirar um tempo pra você é fundamental, mamãe! Se não você enlouquece, e se você não estiver bem, seu filho também não estará.

Você quer começar a cuidar de você, mas está tão perdida e desanimada que não sabe nem por onde começar? Veja essas dicas para, aos poucos, começar a dar um pouco mais de atenção a si mesma:

-Toma banho correndo todos os dias? Comece a mudar isso. Pelo menos uma vez por semana, tome um banho mais caprichado e demorado, com direito à fazer sua depilação e utilizar óleos e creminhos que deixem sua pele macia.

-O buço está “vencido”? Com um creme depilatório específico para a região, você consegue depilá-lo enquanto faz atividades simples, como lavar a louça do jantar, tirar os sacos de lixo ou juntar os brinquedos espalhados pela casa. Espalhe o creme abundantemente no buço, deixe-o agir por cinco minutos, e então vá removendo o produto (e os pêlos) com uma esponja molhada. Dica: se você puder tirar um tempinho livre para fazer essa depilação do buço, dá pra aproveitar o tempo em que ele age para fazer as sobrancelhas com a pinça.

-Para manter as mãos bonitas, procure usar um bom creme hidratante específico para a região, e deixe as unhas mais curtas. Unhas curtinhas, além de mais seguras para o bebê, não tem o problema de quebrar e ficar com aquela aparência desigual e horrorosa. E mantendo a hidratação, fica mais fácil disfarçar as cutículas. Para pintá-las, tenha um esmalte curinga, que seja claro e fácil de passar e limpar (pode ser até mesmo só um glitter).

-Está sem tempo e grana para a hidratação no salão? Com um creme desses comprados em mercado você já consegue fazer algo em casa, e ainda pode adiantar outras tarefas ou mesmo assistir uma série, enquanto o deixa nos cabelos pelo tempo necessário.

-Mesmo ficando em casa, procure deixar o cabelo penteado (ainda que em um rabo de cavalo alto) e faça uma maquiagem leve, se isso ajudar você a se sentir melhor. Não precisa inventar muito: um corretivo cobrindo as olheiras e um gloss rosinha nos lábios já dão um “up” rápido no visual e na auto-estima.

-E por fim: está com vontade de usar aquele casaco ou calça linda, que você só usava para dar rolês e agora está jogada no armário? Pois use! Use para ir à padaria, para tirar fotos ou mesmo para desfilar na sala. Se vai fazer você se sentir linda, use.


One Reply to “Dicas para ser mãe e se cuidar”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *