Dicas para organizar o quarto do bebê


Dicas para organizar o quarto do bebê  1024x681 - Dicas para organizar o quarto do bebê

Uma das melhores fases da criança é quando bebê começa a criar autonomia, inclusive para brincar. E nessa fase é fundamental que o ambiente de brincadeira do bebê, seja o próprio quarto dele ou um espaço de brinquedos, o deixe a vontade para explorar e estimule a inteligência e criatividade dele. 

Mas, além dos brinquedos e estimulos, o quarto da criança deve estar em ordem, por questão de segurança e também para ensiná-la desde cedo a cuidar do próprio espaço. Como nem sempre é fácil, trouxemos algumas dicas para organizar o quarto da criança de maneira funcional e divertida para os pequenos.

-Primeiro de tudo: atenção com a escolha dos móveis. Em um quarto de criança, tudo deve ser fime e arredondado, principalmente crianças que estão começando a engatinhar/andar. Quinas pontudas podem ferir seu pequeno se acontecer uma topada acidental; e cômodas e outros móveis mais leves devem ser preferencialmete parafusados à parede, pois um móvel caindo sobre uma criança que se pendurou nele pode ter consequências gravíssimas.

-A partir de 1 ano, já dá pra fazer atividades pedagógicas com seu bebê. Se possível, coloque uma mesinha com cadeiras e uma lousinha na parede, em uma altura em que ele mesmo pegue o giz e rabisque. Outras ideias: caderno e giz de cera, empilhar copos de plástico, rasgar revistas velhas, montar quebra-cabeça…

-Adquira caixas de plásticos grandes e transparentes, onde possa separar os brinquedos em categorias e visualizar o que quer sem ter que abrir a caixa. A Lia fez isso no quarto do pequenino dela! 🙂

-Tenha ao menos um balaio grande, onde possa jogar todos os brinquedos avulsos e sem uma categoria específica. Isso facilita a arrumação no final da noite e evita a desculpa do “não sabia onde colocar esse”.

-Deixe os livros infantis visíveis, e procure lê-los com seu filho, desde pequeno. Ler com ele e deixar os livros acessíveis à criança a estimulam a se interessar por leitura.

-No final da noite, antes de dormir, chame a criança para guardar os brinquedos. Mesmo que no começo você guarde praticamente tudo, é fazendo esse ritual que você a ensinará a arrumar a próprias coisas, e rapidamente ela vai entender e começar a guardar sozinha.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *