Dicas para a criança se alimentar corretamente


Dicas para a criança se alimentar corretamente  - Dicas para a criança se alimentar corretamente

A alimentação das crianças é um dos assuntos com maior audiência aqui no blog! É incrível ver o quanto a introdução alimentar e um cardápio saudável são um dilema para a maioria das mães, que ficam confusas mediante a tanta informação, anúncios, recomendações de diferentes médicos e mais os palpites de família e amigos.

Meu Bernardo já está com quase 1 ano e 6 meses, sou muito exigente em relação à alimentação dele, e a IA foi uma das fases mais fascinantes para mim, que estudava muito, de várias formas difertentes, para saber fazer o melhor para o meu filho. Agora que ele já está maior e come muito bem, vou dividir com vocês algumas dicas de coisas que eu faço e dão super certo.

-Rotina: Muitas pessoas podem achar que fazer tudo sempre na mesma hora é chato, mas para crianças – especialmente bebês – seguir uma rotina é fundamental. Desde a primeira frutinha o Bê tem hora certa para tudo, e isso faz com que ele esteja sempre no mood “comer”, quando o coloco no cadeirão. É claro que às vezes ele não quer interromper a brincadeira e faz alguma birra, mas basta colocar o pratinho na frente dele, que ele sossega e papa tudinho XD.

-Como junto com a criança: valorizem as refeições em família. Temos o privilégio do home-office, então desde o início sempre comemos todos juntos, em todos os horários. Mas se a sua rotina te impossibilita isso, procure fazer a refeição com o seu filho pelo menos no horário em que estão juntos. E isso inclui estar comendo e conversando com ele, e não no computador, no celular, olhando a novela, etc.

-Evite televisores: nem sempre seguimos essa, mas geralmente o que colocamos para rodar é algum vídeo aleatório no Youtube. Se não quiser cortar totalmente a TV na hora das refeições, ao menos evite desenhos animados e outros programas que chamem a atenção da criança. Ela precisa estar focada na comida.

-Varie o cardápio: não precisar ser nada sofisticado e mirabolante, desde que tenha sempre uma proteína, um carboidrato e os vegetais. Apenas tome cuidado para não dar a mesma comida por vários dias, pois o pequeno enjoa e vai ser difícil fazê-lo voltar a comer.

-A ordem que eu sigo com o Bê: dou a fruta antes do pão, pois se der os dois ao mesmo tempo, ele vai comer só o pão. Outro truque é, quando ele não parece muito a fim de comer, o deixo mais a vontade para pegar a colher e fazer bagunça. Geralmente assim ele se interessa e acaba comendo.

-Se quer disciplinar a criança, tenha disciplina primeiro. Se não quer dar refrigerante a ele, não beba na frente dele. E se ele fez pirraça e você disse que ele não vai mais ganhar iogurte, corte mesmo o iogurte, ao menos por um tempo.

banner blog cha principal - Dicas para a criança se alimentar corretamente

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *