Desenvolvimento do bebê aos 9 meses


bebê de nove meses 1024x683 - Desenvolvimento do bebê aos 9 meses

Babycenter:” “Seu bebê está ficando de pé segurando-se nas coisas? Ele já está treinando para andar. Mas muitos bebês dessa idade estão mais interessados é no chão, mesmo. Ainda mais quando começam a se arrastar ou engatinhar por aí. Ele também está desenvolvendo rápido o uso da linguagem. Ouve atentamente e absorve tudo à sua volta. Você vai notar que ele está começando a entender palavras e expressões simples. O melhor jeito de incentivá-lo é conversando com ele, mas que não seja de uma forma diferente da que você usaria com qualquer outra pessoa. A personalidade está ficando cada vez mais evidente, e a família começa a distinguir se se trata de uma criança tímida ou extrovertida.” Essa é uma amostra de como é o desenvolvimento do bebê aos 9 meses.

Desenvolvimento do meu bebê aos 9 meses

Nesse texto do Babycenter, a parte que mais me chamou atenção com certeza foi a que fala da personalidade da criança. Ainda não tenho opinião sobre se meu filho é tímido ou extrovertido, mas uma certeza eu tenho: ele é muito genioso! Bernardo atingiu a fase daS exigências, fica impaciente pra trocar a fralda e se vestir, briga se demoro a dar as colheradas de comida, e grita e protesta muito se é deixado na cadeira da refeição ou no tatame, quando não quer isso. Lidar com os momentos de birra dele têm sido um desafio.

Os dentinhos tem sido outra parte marcante – ele já está com 6! Vez ou outra isso também contribui para o mau humor dele. Por outro lado, é uma gracinha ver ele dar dentadas nas frutas, que ele come sozinho desde o início dos 8 meses. Também comprei uma escovinha de dentes para ele, que tem sido responsável por algumas das fofurices do dia. Dou a ele, deixo-o “escovar” por um tempo ( e ele já está aprendendo), e em seguida pego a escovinha e finalizo a tarefa. Ah, e acho que já posso considerar que ele disse as primeiras “palavras”. Ele fala “mã”, “tatata” (papai), “vovó”, “vovô”, e mais nova que aprendeu foi “pára”. XD

Ele ficou craque em engatinhar assim que comecei a colocá-lo no chão e dar mais liberdade a ele, e isso também foi o que bastou para que ele começasse a se apoiar nas coisas e se levantar, assim como se apoiar nas próprias mãos e se levantar. De pé, ele até já ensaiou alguns passinhos. Por outro lado, não podemos tirar o olho dele 1 só segundo, pois é impressionante a capacidade que bebês tem de fazer arte. Ele já puxou o mancebo cheio de bolsas e teria derrubado em si, se eu não tivesse segurado; a última foi quase engolir um pedaço do meu fone de ouvido – isso só não aconteceu porque percebi a falta da peça a tempo e consegui tirar da boca dele.

OBS: Bebês prematuros podem demorar um pouco mais para se desenvolver do que bebês levados a termo, o que é perfeitamente normal. Para analisar o desenvolvimento do seu prematuro, leve sempre em consideração a idade corrigida pelo pediatra.

Imagem: Tássila Costa Fotografia


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *