Desenvolvimento do bebê aos 5 meses


desenvolvimento do bebe aos 5 meses - Desenvolvimento do bebê aos 5 meses

Babycenter: “Você já deve ter notado como seu filho está ficando mais sociável. No desenvolvimento do bebê aos 5 meses, ele demonstra o quanto gosta de atenção e está aprendendo a conquistá-la. À medida em que desenvolve mais habilidades físicas – de levantar a cabeça e os ombros a estender os braços e as pernas -, você vai perceber como ele busca chamar a atenção com gestos e barulhos antes de começar a chorar.

Nos próximos três meses, o bebê vai aprimorar seu próprio jeito de expressar o que sente, quer e precisa. Seu filho também mostra o quanto está apegado a você ao esticar os bracinhos quando quer colo ou a chorar quando vê você sair. Algumas crianças já dão abraços e até o que parece um beijo.”

Desenvolvimento do meu bebê aos 5 meses

Uma das coisas mais marcantes dessas últimas semanas foi, sem dúvida, o quanto o Bernardo está mamando. Em alguns dias, ele chegou a pedir o peito de hora em hora, e também está ficando mais tempo.

Acredito que seja um misto do aumento da fome – afinal, ele está crescendo rápido e gastando mais energia – com um sentimento de apego. Perto da época de eu voltar ao meu emprego CLT, ele ficou mais grudado do que nunca, e minha vontade de voltar que já era pouca se esvaiu de vez: pedi demissão e optei por abraçar apenas a minha empresa, imediatamente. Ainda vou escrever mais sobre isso.

Outra coisa que notei é que ele já entende quem são os pais dele e está começando a “estranhar” outras pessoas.

Ele vira de bruços com facilidade, tenta engatinhar, mas ainda não tem força o suficiente nos joelhos, e fica furioso XD. Ele já consegue se arrastar alguns poucos centímetros dentro do cercado, e também tem bastante firmeza ao se sentar. Até fica alguns segundos sem apoio, mas logo pende pra frente, e tivemos que redobrar o cuidado ao deixá-lo no carrinho. Ele também se senta no sofá entre eu e o pai dele, e adora.

Outra novidade foi que finalmente demos nossas primeiras saídas, uma vez na casa da minha sogra, e a outra em uma feirinha de artesanato e depois no supermercado do bairro. Usamos pela primeira vez o canguru, e apesar dos meus receios iniciais (tem criança que não aceita de jeito nenhum), ele adorou ficar coladinho na gente. Também ficou encantado e observando tudo durante o passeio. Foi divertido!

Continuo com o hábito de ler para ele. Tenho o costume de primeiro ler, e depois ir mostrando o livro pausadamente, folheando e mostrando as ilustrações. Ele fica impaciente querendo pegar, e já conseguiu até folhear algumas páginas, com dedinhos desajeitados XD. Aliás, os dedinhos andam trabalhando bastante.

teste 1 - Desenvolvimento do bebê aos 5 meses

Ele está em uma fase em que, além de levar todos os brinquedos à boca, tenta pegar e segurar tudo que está à frente. Já consegue segurar um brinquedo em cada mão, passar o brinquedo de uma mão à outra, e se o deixamos no colo enquanto trabalhamos ao computador, puxa nossas mãos e agarra o mouse XD.

O celular e o controle da TV também viraram alvos dele – ele observa o movimento dos nossos dedos, e imita. Como não quero que ele acesse o celular, sei que logo vou cortar um dobrado.

A fala também está se desenvolvendo. Ele já emite sílabas como “má”, e aprendeu a dar gritinhos bem estridentes, para chamar atenção.

OBS: Bebês prematuros tendem a se desenvolver um pouquinho mais lentamente que bebês nascidos a termo, o que é perfeitamente normal e saudável. Para avaliar o desenvolvimento do seu bebê prematuro, baseie-se sempre na idade corrigida pelo pediatra. 😉


2 Replies to “Desenvolvimento do bebê aos 5 meses”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *