Desenvolvimento do bebê aos 4 meses


desenvolvimento do bebe aos 4 meses - Desenvolvimento do bebê aos 4 meses

Segundo o Babycenter: “o bebê começa a se desenvolver para no próximo mês ter força para se sentar sozinho por alguns segundos(…). Muitos pesquisadores acreditam que crianças desta idade entendem todos os sons básicos que formam sua língua natal. Algumas sílabas começam a ser pronunciadas, como ‘ma-ma’, ‘da-da’ ou ‘a-ga’, porém seu filho ainda não desenvolveu a habilidade de ligá-las a pessoas ou objetos.”

Desenvolvimento do meu bebê aos 4 meses

Bernardo já tem firmeza o suficiente pra se manter sentado com apoio. Com cerca de três meses e meio, ele estava deitado no colo e simplesmente começou a fazer força pra se levantar. Coloquei-o no colo meio sentado, apoiado na minha barriga, e no dia seguinte ele já estava indo pra posição de se sentar sem qualquer dificuldade. Ainda não arrisquei tentar deixá-lo sem apoio, mas ele tem ficado sentado no carrinho e no sofá, quando colocamos por alguns poucos minutos.

Praticamente na mesma época em que começou a se sentar, ele também começou a se virar de lado. Basta deixá-lo no cercadinho, e ele dá impulso nas pernas e vira. E um pouco menos de uma semana antes de completar quatro meses, ele se virou de bruços pela primeira vez, também no cercado e utilizando a mesma “técnica” que usa para virar de lado. Ele também já tenta engatinhar. Já o treino a algum tempo colocando de bruços, mas a evolução no último mês foi notável: ele consegue manter perfeitamente o pescoço e os ombros erguidos apoiados nas mãos, e já faz força para se apoiar nos joelhos, o que ainda é um pouco cedo. Ele já consegue se arrastar alguns centímetros.

Estou mantendo a amamentação exclusiva e passei a treiná-lo a beber o leite materno no copinho uma vez por dia (já fiz um post explicando o porque e pretendo fazer mais um sobre isso). Ele chegou aos 4 meses com excelente saúde, com 6.750kg e 62 cm. Também está aumentando cada vez mais o “vocabulário”, claramente tentando “conversar” com quem está por perto, com os brinquedos e com a gata, e realmente começou a vocalizar sílabas. Ele também começou a “fazer yoga”, pegando os dois pezinhos e também tentando fazer a postura da ponte, inclusive na banheira! E por falar em banheira, a nova noção das mãos e dos pés estão trazendo a fase de bater na água e brincar.

Tem sido uma deliciosa fase, ele está cada vez mais lindo e esperto! Mas também notei que ele tem ficado mais ansioso, quando pretendo sair por algum motivo. A ansiedade da separação, mais uma coisa que está começando a surgir.

OBS: Cada bebê tem seu próprio ritmo, então não se preocupe se seu bebê não fizer algo sugerido peços aplicativos, ou mesmo se ele estiver aparentemente fazendo além do que deveria. Lembre-se também que, se seu bebê for prematuro, o desenvolvimento dele tende a ficar um pouquinho atrás dos bebês que foram a termo, o que é perfeitamente normal. Na hora de analisar o desenvolvimento dele, use sempre a idade corrigida dada pelo pediatra. 😉

Continue Lendo…


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *