Desenvolvimento do bebê aos 3 meses


desenvolvimento do bebe aos 3 meses 1024x683 - Desenvolvimento do bebê aos 3 meses

Segundo o Babycenter, nessa fase muitas crianças já tem articulações mais fortes e flexíveis, então conseguem não só movimentar os braços e pernas com mais segurança, como também muitos já mantém a cabeça erguida e o pescoço firme. Muitos bebês, nessa fase, já não acordam mais no meio da noite para mamar, ou no mínimo dormem durante mais horas seguidas. Também segundo o aplicativo, essa é a fase em que os bebês risonhos começam a “estranhar” mais as pessoas. E como o lobo temporal do bebê (parte do cérebro que lida com audição, linguagem e olfato) está a todo vapor, o ideal é conversar bastante com a criança, colocar músicas e ler em voz alta para ela.

O desenvolvimento do meu bebê

Sobre o desenvolvimento do Bernardo aos 3 meses: a coisa mais marcante tem sido, sem dúvida, a “tagarelice” dele! Elá já balbucia desde bem novinho, mas ultimamente ele claramente tenta falar: faz “uhs” e “ahs” mais alongados, deixa o rosto mais expressivo, mexe muito as mãos, e ainda fica irritado se não entendemos o que ele “fala” XD. Ele pegou uma mania de assistir Pokémon na Netflix com o pai (sim, sei que TV para bebês não é recomendado, então deixamos pouquíssimo tempo), e tenho pegado o hábito de ler para ele. Tenho livros infantis de quando era criança, e quando sobra um tempinho gosto de ir pra rede com ele no colo, para lermos histórinhas. É uma delícia!

Ele tem bastante firmeza no pescoço desde que nasceu, com pouco mais de cinco dias já tentava se erguer. Agora ele já está bem firme, gosta de ficar de pé no meu colo e usa as mãos para se afastar e se erguer, se o deixo meio deitado. Aliás, nessa posição de pé no colo, ele usa bastante as mãozinhas para me tocar, pegar no cabelo, etc. As pernas também não páram nunca, inclusive com ele deitado. Ele já ergue os pés e ensaia pegá-los, mas por enquanto só segurou o tornozelo. E quando o coloco de bruços no cercadinho, ele ergue o pescoço e tenta rastejar. Ainda não sei como nem quando estimulá-lo a se sentar. Alguma dica?

O sono dele não mudou: ele dorme a noite toda, desde que seja na cama comigo. E permanece só pegando de vez no sono depois que me deito e dou o peito, e por causa disso tenho dormido bem mais cedo (o que por um lado é muito bom). Procuro colocar ele no berço nas sonecas da tarde e penso em tentar fazê-lo dormir no cercado à noite, mas nem sei por onde começar. Pretendo colocá-lo dormindo sozinho no quarto dele apenas após 1 ano de idade, mas se ele continuar tão apegado, não vai ser fácil.

No geral, essa fase tem sido muito boa. Ele está muito esperto, carinhoso e sorri muito para nós. Já acorda rindo! E tem crescido muito rápido, tenho usado muitas roupas pela última vez. Está chegando a época de comprar roupas de inverno para ele, o que me deixa perdida, porque ele tem pouquíssimas coisas de frio, mas sei que seu eu comprar agora é bem capaz de deixar de servir antes de começar a usar.

OBS: Caso seu bebê seja prematuro, é normal que o desenvolvimento dele esteja um pouquinho atrás em relação a bebês da mesma idade. Não se preocupe, isso é normal! Para avaliar o desenvolvimento dele, use sempre a idade corrigida dada pelo pediatra. 🙂


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *