Desenvolvimento do bebê aos 12 meses


Desenvolvimento do bebê aos 12 meses  - Desenvolvimento do bebê aos 12 meses

Venho trazer esse post com atraso – afinal, no dia em que escrevi, Bernardo já estava completando 1 ano e 1 mês. Muitas coisas aconteceram dos 11 meses até aqui, então tentarei resumir brevemente o desenvolvimento do bebê aos 12 meses.

No dia em que o Bê completou 1 aninho, estávamos longe da família, então a festinha dele foi só para nós três – 1 bolo de churros feito em casa (com muito amor e granulados coloridos), alguns salgadinhos, os bichinhos e bonequinhos dele em cima da mesa, e um parabéns muito divertido! E nesse último mês mudamos para mais perto das famílias (contarei sobre isso em outro post), e desde então ele só evoluiu.

Explico: devido a trabalharmos em casa e sermos só nós convivendo com ele, ele estava estranhando muito as pessoas, tanto que nos primeiros dias após a mudança ele ainda ficava bastante nervoso quando alguém chegava. Com a convivência, ele está se acostumando mais a interagir com outras pessoas, o que o tornou um “tagarela”. Entre os últimos dias de 2019 e os primeiros de 2020, muitas palavrinhas novas foram ditas (“perdôo”, “burro”, “papai-noel”, “atum”, “porco”, “árvore”).

A mudança mais incrível – e mais desafiadora – dessa fase tem sido nada menos que o desfralde! Sim, parece cedo, mas ele já deu sinais de querer deixar as fraldas, então iniciei o processo. E digo que, de todas as fases que meu filho já teve, essa está cedo a mais trabalhosa e cansativa, sem sombre de dúvida. Ainda temos um longo caminho pela frente, mas felizmente já estavamos vendo a evolução.

Sobre andar, ele já dá passinhos com apoio desde os 10 meses, mas é inseguro e notavelmente tem medo, então só agora está arriscando seus primeiros passinhos sozinho. No dia 2 de janeiro, reclamando de indignação, ele deu passinhos sem segurar nossas mãos pela primeira vez, e desde então temos treinado com ele todos os dias.

Ele já sabe andar sozinho, mas a insegurança é o principal fator que o faz abaixar e voltar a engatinhar. Alguma dica para deixar a criança mais segura?

É isso por hoje. Como estavam/estão os bebês de vocês com 1 ano de idade? Deixe nos comentários.


2 Replies to “Desenvolvimento do bebê aos 12 meses”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *