Desenvolvimento do bebê aos 11 meses


Desenvolvimento do bebê aos 11 meses 1024x682 - Desenvolvimento do bebê aos 11 meses

Babycenter: “Peça um beijo – pode ser que você ganhe um. Nesta idade, os bebês já conseguem seguir algumas instruções, como entregar um brinquedo ou fazer ‘tchau’.

Talvez seu filho já esteja falando ‘mama’ e ‘papa’, ou quem sabe fale um idioma que só ele conhece. Continue conversando com seu filho, contando a ele os nomes dos objetos e das pessoas.

Quanto mais fizer isso, mais rápido o vocabulário dele vai crescer. Experimente fazer perguntas: ‘Onde está a barriga do nenê?’ Ele pode responder com gestos. Com 11 meses, há bebês que começam a dar seus primeiros passos (…).

Nesta fase, as crianças deixam de trabalhar tanto a coordenação motora fina e passam a exercitar grupos musculares maiores. Seu filho vai achar divertidíssimo empurrar coisas, atirar objetos, subir rampas e degraus… Outro novo exercício que ele fará é entregar brinquedos a outras pessoas e pegá-los de volta.”

Desenvolvimento do meu bebê aos 11 meses

Quando o Bernardo completou 11 meses, ainda não fazia 1 mês desde a nossa mudança para um apartamento maior. Com o ganho de espaço, a evolução dele foi rápida e notória. Ele já se levantava se apoiando em móveis, mas aqui começou a empurrar esses móveis e dar os primeiros passos. Tenho banquetas em casa e, sem que ninguém o ensinasse, ele passou a percorrer todo o apartamento as empurrando. Ele já consegue passar de um móvel para outro perto, e já se arrisca soltá-los e ficar de pé sozinho, ainda que por poucos segundos.

Ele já faz o movimento de jogar beijinhos com a boca (foi ensinado pela minha mãe), e quando o encho de beijos, ele abre a boca e coloca no meu rosto, tentando fazer o mesmo. Ele empurra e espalha brinquedos, aprendeu a brincar com a bola e a rolar os carrinhos (além de outras coisas que rolem, como garrafas de plástico) e já faz o movimento de segurar a colher para comer, embora ainda não consiga pegar a comida com ela.

A teimosia vem com força total nessa fase, e ele começou a fazer coisas erradas como virar as latas de lixo e mexer no botijão de casa. Por mais que dissemos para ele não fazer, ele ainda não assimila o nosso “não” e continua fazendo. Mas apesar disso ele já está aprendendo a dizer “não” e até a balançar a cabeça em negativa. 

Além das palavras que ele já dizia (“tatata”, “mamã”, “vovô”, “vovó” e “pára”), ele também aprendeu a dizer “dá”, “água” e “não”, e já tentou falar o nome do pai dele. XD

Veja também: Desenvolvimento do Bebê de 10 Meses


One Reply to “Desenvolvimento do bebê aos 11 meses”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *