Como organizar a rotina com um bebê em casa


como organizar a rotina com um bebe em casa - Como organizar a rotina com um bebê em casa

Quando o bebê chega, a casa e a vida da família viram de pernas pro ar, querendo ou não, sendo pais de primeira viagem ou não. Como o Bê é meu primeiro filho e eu sempre tive a certeza de querer um parto normal, minhas expectativas de recuperação e volta à rotina estavam lá em cima.

Fui para o hospital na quarta pensando “ganho o bebê hoje, saio do hospital amanhã, sexta-feira limpo a casa, e segunda-feira volto a correr”.

Definitivamente, eu era muito besta. A realidade é completamente diferente do que a gente imagina. Pra começar, meu trabalho de parto começou na madrugada de quarta pra quinta, e ele só nasceu na quinta à tarde.

Eu e meu filho tivemos alta só no sábado. E pra completar, fiz episiotomia, então na primeira semana eu mal conseguia me sentar, e me abaixar era impossível – imagina então limpar a casa ou correr. Mas por que estou contando tudo isso? Por que:

1. Se você está grávida, saiba que as coisas nem sempre acontecem como planejamos, e você terá que se adaptar à situação e à nova realidade; 
2.Se seu bebê já nasceu e você está completamente perdida, saiba que você não está sozinha.

Agora que ele está com quase dois meses, posso dizer que nossa vida está entrando nos eixos. Não que as coisas estivessem ruins, mas só agora consegui me organizar de um jeito que consigo dar conta de tudo, cuidar dele, e pegar mais pesado nos exercícios físicos.
Recomecei com a yoga dez dias após o parto, mas para correr é preciso levantar bem mais cedo – algo que eu não estava conseguindo, devido ao sono desregulado do Bê e o meu cansaço extremo. 


E como temos empresa e trabalhamos em home office, não tenho como parar totalmente e me dedicar ao meu filho vinte e quatro horas por dia. Também não tenho babá, então somos eu e o meu marido nos virando em mil para dar conta de tudo.
O segredo é respirar fundo e ter rigidez com os horários, além de criar seus próprios truques.

Baseando-me na minha realidade, tenho algumas dicas pra vocês:

organizando a casa para o bebe - Como organizar a rotina com um bebê em casa

-Tente, desde cedo, criar uma rotina com seu filho. Nem sempre é fácil e você pode não conseguir de cara, assim como eu não consegui. Mas siga tentando. Atualmente, eu levanto no máximo às 8:00 e consigo fazer exercícios e adiantar várias coisas antes de o meu bebê acordar.

-Se você tem a sorte de poder aproveitar sua licença maternidade, faça isso. Tire cochilos quando seu bebê estiver dormindo e/ou tente cuidar de você ou fazer algo que te dê prazer. Quanto aos afazeres da casa, planeje fazer um pouco cada dia, e pronto.

-Se você é como eu e precisa trabalhar ao mesmo tempo em que cuida do seu baby, aprenda a otimizar. No meu caso, o serviço é 100% no computador e no celular, então posso tranquilamente trabalhar enquanto o amamento.
E sim, o ideal é dar atenção total ao bebê quando o amamenta, mas tente olhar por outro ângulo: nesses tempos modernos em que somos obrigadas a deixar nossos filhos nas creches e ir para a firma, conseguir fazer seu trabalho e manter a amamentação exclusiva é um privilégio e tanto.

-Para organizar sua rotina e fazer isso dar certo, não tem jeito: você precisa se levantar sempre no mesmo horário, de preferência cedo (não precisa ser de madrugada, ok?). A manhã passa muito rápido, e se você não acorda cedo, metade do dia é “perdido”.

-Por outro lado, ao menos no final de semana se permita descansar um pouco mais. Eu sempre deixo as postagens de sábado e domingo prontas e engatilhadas, assim posso dormir até mais tarde, assistir netflix, ler na rede, etc.

-O pai do bebê mora com você? Exija colaboração. Por mais que ele esteja trabalhando fora e você ainda esteja de licença, nenhum trabalho é tão exaustivo quanto cuidar de um bebê. 
Conversem para que ele no mínimo distraia o baby para que você possa tomar um banho decente, e lave a louça do jantar para tirar esse serviço das suas costas. O filho é dos dois, a obrigação é dos dois.

-Se você também faz home office, ter uma agenda e/ou um mural com suas tarefas do dia pode ser valioso.
Eu não vivo sem a minha agenda e coloco absolutamente tudo nela, tanto atividades de trabalho quanto coisas específicas da casa (como descongelar a geladeira, por exemplo) e até dias de consulta minhas e do Bernardo.
Riscar o item como já feito dá uma sensação tão boa, que a agenda é um baito incentivo para cumprir todas as tarefas.

-Se uma pessoa de bom coração quiser te ajudar em algo, aceite. Eu sou orgulhosa e tenho mania de querer fazer tudo e bater no peito dizendo “eu consigo!”, mas acabei dando uma boa pirada por causa disso.
Outro dia minha sogra quis trazer comida, e me permiti aceitar de bom grado e agradecê-la bastante.
Como comida é uma das coisas mais necessárias e que mais tomam tempo, foi uma ajuda enorme.

-Por falar em comida, manter uma alimentação saudável é mega difícil, mas não caia na tentação de viver de miojo, fast-food e biscoito.
Não só pela amamentação, mas pela sua própria saúde e energia. Uma maneira de facilitar é fazer comida em grande quantidade e congelar, para só ir pegando as porções durante a semana.

-Uma dica de ouro ainda sobre comida: sempre tenha ovos em casa. No dia em que a situação fugir do controle e realmente faltar tempo, uma omelete ou mesmo um ovo cozinho sempre vão ser mais saudáveis que o miojo.

-Por mais impossível que pareça no início, conforme as coisas forem se ajeitando, cuide de você. Sua família precisa da melhor versão, e você não estará assim, se estiver triste e doente. Além do mais, você precisa do seu próprio tempo, para não enlouquecer.


3 Replies to “Como organizar a rotina com um bebê em casa”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *