Como incentivar a criança a ler


como incentivar a crianca a ler - Como incentivar a criança a ler

Ler é uma das coisas que mais amo na vida. Aprendi com seis anos, e nunca mais parei. E gosto de livros de verdade. Até leio em PDF quando não consigo encontrar o livro físico de jeito nenhum, mas gosto mesmo é de sentir o papel, folhear, ver a capa.

Obviamente, quero muito que meu filho seja assim, também. Acho muito triste ver crianças tão pequenas com um celular na mão, pais que simplesmente colocam desenhos para a criança ver, ao invés de ler histórias para ela. Sei que muitas vezes as pessoas fazem isso por pura falta de tempo, por terem de dar conta de mil coisas em vinte e quatro horas, e isso é uma droga. Principalmente se levarmos em conta os benefícios que a leitura traz à criança. Até bebês desenvolvem melhor linguagem, falam mais rápido e aprendem a ler mais cedo, quando os pais lêem para eles. E crianças se desenvolvem melhor mentalmente devido ao faz de conta, expandem o vocabulário, escrevem melhor, praticam autoconhecimento ao verem pontos em comum com personagens, ficam mais curiosas e criativas… e como se não bastasse tudo isso, a leitura em conjunto fortalece o vínculo familiar, e a criança logo associa o momento em que os pais lêem para ela a muito carinho e amor.

Vêem como é maravilhoso? Meu bebê tem quatro meses, e desde os três eu já compro livrinhos e leio para ele. Ele se interessa pelas figuras, tenta folhear as páginas, e até já tenta “falar” XD. Faço isso uma vez por dia, adoro esse momento!

Quer saber como mudar seus hábitos e e também incentivar sua criança a ler? Aí vão algumas dicas:

Leia para seu bebê: mesmo que seja só um bebezinho, leia sem medo. A entonação utilizada para ler em voz alta é completamente diferente da entonação da fala, e isso é ótimo para o desenvolvimento da linguagem dele.

Torne o momento divertido: faça vozes diferentes para os personagens, use onomatopéias… se for um livro com figuras, aponte o momento que a imagem está ilustrando.

Compre livros de presente: eu tento comprar no mínimo um livrinho por mês para o meu bebê. Além de só trazer benefícios, você pode procurar em sebos e encontrar livros por menos de cinco reais. E mesmo que compre novos, eles são bem mais baratos que brinquedos.

Leve-o a livrarias e bibliotecas: acostume-o a ambientes cercados de cultura, e ele tornará isso um verdadeiro evento. E vale o mesmo da dica anterior – a livraria sai bem mais em conta do que o shopping.

Varie nas histórias: Você pode contar histórias de princesas, de super heróis, magia, animais, ciências… vale tudo. Quanto mais você variar, mais interesse a criança terá na “hora da história”.

Converse com a criança sobre o que acabaram de ler: comentem, estimule-a a dizer o que entendeu, troquem ideias, explique a moral da história. O momento da leitura é sempre um momento de aprendizado, mesmo que seja ficção e fantasia.


2 Replies to “Como incentivar a criança a ler”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *