Como incentivar a criança a escovar os dentes


Como incentivar uma criança a escovar os dentes - Como incentivar a criança a escovar os dentes

Aqui em casa, cuidar da saúde bucal faz parte da rotina do Bernardo desde sempre. Mesmo quando ele era muito novinho, eu já higienizava as gengivas dele com uma fraldinha molhada, após cada mamada :D. E assim que os primeiros dentinhos apareceram, comprei uma escovinha de dentes para bebês, e começamos a escovação no mínimo 3 vezes ao dia.

Bernardo atualmente está em uma ótima fase, aprendendo de tudo e sendo cada vez mais colaborativo. Mas ele já teve momentos de jogar a escova longe, quando eu alcançava. A higinização dos dentes, mesmo os de leite, é importante não só pela limpeza em si, mas para fazer com que a criança crie o hábito de auto cuidado e higiene. Por isso, hoje trouxemos algumas dicas para incentivar seu pequeno a escovar os dentes.

-Escove seus dentes juntos com ele. Ver como você faz é basicamente o que dará um norte para ele saber como deve fazer.

-Seja o exemplo. Isso vale para absolutamente tudo, inclusive nos hábitos de higiene. Se seu filho ver você escovando os dentes após cada refeição e passando o fio dental, ele entenderá que deve fazer o mesmo.

-De forma lúdica e delicada, explique a criança que deve escovar bem os dentes para evitar que a sujeira cause cárie, dor de dentes, micróbios, etc. Vale usar imagens divertidas.

-Escolha uma escovinha de dentes colorida, de bichinhos e personagens que a criança gosta, pois isso a ajuda a gostar do momento. Também vale, ao menos no início, usar um creme dental infantil, pois tem um gostinho melhor.

-Não brigue com a criança. Procure ter paciência, para não tornar o momento traumático e deixá-la com medo de escovar os dentes.

-Deixe que a criança escove os dentes “sozinha”, enquanto observa você fazer o mesmo, para que ela vá aprendendo os movimentos e o jeito de segurar a escova. Depois escove você os jeitos dela, do jeito certo e por todos os lados, mas com cuidado para não machucá-la.

-Procure levar seus filhos regularmente ao dentista, preferencialmente algum que seja especializado em crianças.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *