Como fazer a criança se alimentar corretamente


Como fazer a criança se alimentar corretamente 1 2 - Como fazer a criança se alimentar corretamente

Fazer crianças comerem de maneira saudável é um desafio que começa já na introdução alimentar, e não deve ser negligenciado. Somos bombardeados com informações novas o tempo todo, e ao mesmo tempo conflitamos até mesmo com a maneira como fomos criados. Quando éramos crianças, nossos pais não tinham o mesmo nível de informação que temos agora, então discordância em relação à criação, alimentação e saúde do bebê são comuns.

Mas é responsabilidade inteiramente nossa fazermos nossos filhos se alimentarem de maneira correta, a fim de se habituarem a isso e diminuirem as chances de problemas de saúde na vida adulta. Com a correria nem sempre é fácil, então hoje trouxemos algumas dicas para ajudar papais e mamães nessa batalha difícil.

-A introdução alimentar é importantíssima, e pode-se dizer que através dela decidimos o futuro alimentar da criança. Inicie a alimentação colocando verduras, legumes e frutas sem medo, pois isso  acostumará a criança a comer essas coisas sempre.

-Até a criança completar 1 ano, não coloque sal na comida dela. Nessa fase, é fundamental que ela sinta o real gosto dos alimentos, e além do mais, os rins dela precisam amadurecer mais. Utilize temperos naturais.

-Você decide o que a criança come, mas ela decide a quantidade. Se ela comeu só duas colheres, é porque isso a satisfez. Forçá-la a comer só vai tornar o momento da refeição traumático e piorar as coisas. 

-Você é mãe/pai. Você decide o que seu filho come. Não deixe que ninguém – NINGUÉM mesmo, nem avós, nem tias, seja quem for – dê ao seu filho alimentos inadequados.

-Evite dar doces à criança até os 2 anos de idade. E não, a criança não sente falta do que ela não conhece.

-Quando comecei a introdução alimentar do Bernardo, eu fazia a comidinha separada e congelava em potinhos pequenos. Ele sempre tinha a refeição pronta, de maneira que, se estivéssemos em um dia particularmente difícil, de qualquer maneira ele mantinha uma alimentação correta. Se a sua rotina é corrida, separe um tempinho para deixar as papinhas do bebê prontas para a semana.

-E quando, após 1 ano, a criança começar a comer o mesmo que a família, é hora de a sua alimentação também entrar nos eixos. Aproveite para mudar seus hábitos e se tornar mais saudável.

-Crie rotinas. Comer sempre no mesmo horário e na mesa, com a família, tornará tudo mais fácil. Se a criança fica na escolinha durante o dia, faça ao menos o jantar com toda a família.

-Varie o cardápio. Não precisa fazer coisas muito elaboradas, mas procure alternar entra macarrão e arroz, experimentar sempre muitos vegetais diferentes, e variar o jeito de preparar a carne. Isso mantém a “novidade” e evita que a criança enjoe.

-Evite o máximo possível alimentos industrializados e ultraprocessados, ao menos enquanto sua criança for pequena. Além de essas coisas fazerem mal para a saúde, a criança que as come tende a rejeitar a comida “de verdade”.

Veja também: Como criar uma Rotina de Sono


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *