Como estimular a fala da criança


Como estimular a fala da criança  1024x556 - Como estimular a fala da criança

As primeiras palavras da criança são motivo de ansiedade para muitos pais, que desde o primeiro balbucio – lá pelos dois meses -, já aguardam avidamente pelo primeiro “ma-mã” ou “pa-pá”.

O bebê entende e cria várias maneiras de se comunicar, mas as palavrinhas intelingíveis geralmente surgem com 1 ano de idade, e as primeiras pequenas frases, lá pelos 2 anos. Mas há muitas coisas que você pode fazer para estimular a fala do seu pequeno. Veja algumas dicas:

-Converse com o bebê. Quando ele nascer, já comece a conversar com ele. Parece bobagem, mas falar com a criança, além de fazê-la se acostumar à sua voz, terá um papel muito importante no desenvolvimento da linguagem. Não precisa ser nada demais, pode ser simplesmente descrever o momento da troca de fralda, por exemplo (“agora vou passar pomada no seu bumbum!”).

-Leia para o bebê. Quando ele estiver com uns 3 meses, compre livrinhos simples, com figuras grandes e cores fortes, e leia para ele, falando as palavras pausadamente e relacionando com a cena que aparece na imagem. Além de fazê-lo associar as palavras às imagens, isso também vai estimulá-lo a gostar de livros. Eu leio para o Bernado desde novinho, e foi assim que ele começou a balbuciar. 🙂

-Incentive-o a falar. Quando ele estiver soltando as primeiras tentativas de palavras, faça perguntas e deixe-o “responder”. (“-Você quer um pedaço de banana?”).

-Associe as palavras aos objetos. Por exemplo, quando for pegar um livro na estante, diga: “a mamãe vai pegar um livro”. É vendo fazermos isso que o bebê faz associações e aprende a expressar o que quer.

-Cante para o bebê. A melodia, o ritmo e as rimas tornam a fala mais interessante e divertida para o bebê.

-Demonstre interesse pela “conversa” do seu filho. Quando ele começar a tentar falar, pare o que estiver fazendo e o olhe nos olhos. Assim ele verá que tem sua total atenção e ficará mais motivado a tentar sempre.

detox caps banner - Como estimular a fala da criança

One Reply to “Como estimular a fala da criança”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *