Como escolher o berço certo


A montagem do quarto do bebê, além de ser uma das etapas mais gostosas da gestação, é uma importante preparação para a chegada do novo morador. Seja em um cômodo separado ou em um espaço no seu quarto, o cantinho do bebê é sempre feito com todo o carinho, ainda que com simplicidade; e o “coração” desse cantinho do bebê sem dúvida é o berço.

Tenha sempre em mente que, muito mais do que a estética, o mais importante no bercinho do seu filho é que ele seja adequado, confortável e, principalmente, seguro. Existem coisas fundamentais a se considerar na hora de escolher o local onde seu pequeno vai dormir, e ignorar qualquer uma delas pode ter resultados desastrosos. Veja algumas dicas de como escolher o berço certo e evitar sustos:

-O tamanho do berço não é padrão, e você pode escolhê-lo de acordo com o tamanho disponível para colocá-lo. Ainda que o bebê tenha um quarto só para si, lembre-se que até 1 ano o recomendado é que, durante a noite,  a criança durma no quarto dos pais, então pense também no espaço do seu quarto. Também vale adquirir um berço menor para deixar só no seu quarto, se o investimento for viável para você.

-Evite itens usados. Móveis que já tem anos de uso já estão gastos, e o risco de não aguentarem o tranco e soltarem peças é grande, e isso oferece um enorme perigo à criança. Se você realmente precisar de um berço já usado, seja porque foi doado ou porque é mais barato para comprar, peça que alguém que entende de marcenaria o reforce para você.

-A largura das grades não deve ser superior a 6,5cm, a largura entre o estrado e as grades não pode ultrapassar 2,5cm e a distância do topo da grade até o estrado não pode ser menor do que 60cm. Essas medidas são muito importantes para evitar que o bebê prenda um braço, uma perna ou mesmo a cabeça, e acabe se machucando seriamente.

-Opte por berços com quinas arredondadas, que não machuquem o bebê no caso de uma topada. E é  fundamental que o móvel seja revestido com laca, um produto que não é tóxico e não fará mal o bebê, quando ele começar a “roer” o berço (e ele vai fazer isso).

-Berços com grades móveis e removíveis, que permitem regular a altura e posteriormente transformá-lo em uma caminha, são bem úteis e podem ser usados por mais tempo que os berços comuns. Mas verifique muito bem se o sistema de travas dessas grades é eficiente. O mesmo vale se  você optar por um berço com rodinhas. Fique de olho nas travas!

-E, por fim, também preste muita atenção ao colchão, que deve ser firme e caber perfeitamente no berço, sem deixar um espaço maior que 1 cm entre as laterais e cabeceiras. Escolha também um modelo revestido com plástico, para preservá-lo de eventuais escapes de xixi.

Veja alguns lindos modelinhos de berço para se inspirar:

1-Modelo multifuncional com cômoda

como escolher berço certo1 - Como escolher o berço certo
Imagem: Ponto Frio

2- Berço redondo com regulagem de tamanho

como escolher berço certo2 - Como escolher o berço certo
Imagem: Viva Decora

3- Berço de vime

como escolher berço certo3 - Como escolher o berço certo
Imagem: Viva Decora

4- Mini berço ligado à cama da mamãe

como escolher berço certo4 1024x683 - Como escolher o berço certo
Imagem: Mercado Livre

5- Berço montessoriano, que dá mais autonomia à criança

como escolher berço certo5 1 - Como escolher o berço certo
Imagem: Casa e Jardim

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *