Atrasos na fala da criança: causas e quando procurar ajuda


Atrasos na fala da criança causas e quando procurar ajuda  - Atrasos na fala da criança: causas e quando procurar ajuda

Cada criança tem seu tempo e deve ter seu ritmo de desenvolvimento respeitado. Mas como saber quando a criança tem de fato algum problema?

Segundo especialistas, o marco científico para identificar um retardo na fala é aos 2 anos e 6 meses. Geralmente o bebê começa a pronunciar palavras simples (como “mamã” e “papa”) com 1 ano, e aos 2 anos forma suas primeiras frases de duas palavras, e quando se suspeita de um atraso no desenvolvimento, o ideal é que a ajuda seja obtida antes de a criança completar 3 anos de idade, com médico e fonoaudiólogo, para resultados melhores e mais rápidos. 

Se você notou que seu filho está com um atraso na fala, saiba que há algumas coisas em específico que podem estar causando esse atraso. São elas:

-Dificuldade auditiva: a audição e a fala são completamente interligadas, e uma criança que ouve mal com certeza terá dificuldades para falar. Atente-se a outros sintomas de audição ruim, como não atender ao seu chamado, não reagir a barulhos, etc.

-Falta de estímulos adequados: a gente já falou aqui do quanto é importante estimular o bebê, em tudo. Veja aqui algumas maneiras de estimular a fala do bebê.

-Excesso de telas: TV, joguinhos no celular, IPAD, tablet… telas em excesso são prejudiciais às crianças, principalmente as pequenas.

-Problemas de saúde: dificuldades cognitivas, síndromes genéticas, dificuldades na motricidade oral… são problemas que podem gerar dificuldades para falar, e devem ser investigados e tratados.

-Alimentação inadequada: a mastigação é fundamental para a fala. Evite dar à criança apenas líquidos, coisas cremosas ou pastosas, que não fortaleçam a mandíbula e a mastigação.

Seja qual for a sua desconfiança sobre o atraso na fala do seu filho, lembre-se de duas coisas: 1- não se desespere. Praticamente todo problema tem solução e pode ser solucionado, desde que tenha o tratamento adequado e seja descoberto no início. 2- não perca tempo. Seu filho merece a chance de se desenvolver corretamente e ter a melhor vida e socialização possível. 🙂


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *