Atividades simples para brincar com o bebê


Atividades simples para brincar com o bebê 1024x683 - Atividades simples para brincar com o bebê

A maioria das crianças, devido aos pais trabalharem fora, frequentam creches/escolinhas desde cedo, ondem recebem todo tipo de estímulo e também convivem com outras crianças; outros, como o meu, ficam em casa comigo por enquanto. Pretendo colocolá-lo na escolinha apenas com 2 anos, quando ele já estiver falando o suficiente. Separei algumas Atividades simples para brincar com o bebê (a partir de 1 ano).

Mas saiba que, por mais corrido que seja o seu dia, ficar com seu bebê em casa não é desculpa para deixá-lo o dia todo na frente da TV. Além de o televisor em excesso ser nocivo (principalmente para crianças pequenas), o ato de ficar parado em frente à TV tende a torná-lo um adulto sedentário e não traz o estímulo correto para o aprendizado e desenvolvimento motor e social dele.

Brincar é fundamental! Mesmo em casa e com pouca coisa, dá pra ter uma atividade diferente com o bebê todos os dias. Além de desenvolver a inteligência e o aprendizado, se divertirem juntos estreitará os laços entre vocês e proporcionará ótimos momentos juntos. Veja só essas dicas!

-Faça um teatrinho: e não precisa ter fantoches, os bichinhos de pelúcia ou mesmo bonequinhos de banho do bebê servem. Crie um enredo simples (como um bonequinho ensinando o outro a pedir para ir ao banheiro, por exemplo), faça vozes diferentes e engraçadas para os “personagens”, e pronto. Seu filho vai gargalhar!

-Revistas velhas: elas servem para criar peças de artesanato com crianças mais velhas, mas também são muito úteis para divertir o bebê. Para isso, basta ensiná-lo a rasgar páginas, fazer bolinhas de papel, dobrá-las em formato de leque… o Bernardo, por exemplo, ama fazer bolinhas de papel e brincar de colocá-las em vários recipientes.

-Empilhar blocos: e se não tiver blocos, vale empilhar copos plásticos, caixinhas vazias ou potes de cozinha que você não utilize mais. Brincar de empilhar os utensílios ou colocá-los uns dentro dos outros é excelente para exercitar a inteligência do bebê.

-Desenhar: não tem mistério! Compre aqueles giz de cera bem grandes (tem baratinho!), indicados para bebês, mesmo, um caderno simples (afinal, ele vai acabar todo amassado), e ensine o bebê a “desenhar”. Não se preocupe com grandes aptidões. Basta fazer rabiscos para que ele o imite, fazer um círculo e ensiná-lo a pintar dentro, etc. Quanto mais ele crescer e treinar, melhores ficarão os “desenhos”. E também, isso ajuda na coordenação motora.

-Quando puder, invista em peças de Lego – aqueles tijolinhos, mesmo. Mais do que montar prédios quando for maior, seu bebê pode fazer muita coisa com eles. Você pode usá-los para ensinar as cores, a contar, a identificar tamanhos e formatos diferentes, e muito mais. E conforme ele crescer e for aprendendo, vocês podem ir montando figuras e torres juntos e se divertirem desmontando. OBS: como as peças são pequenas, evite deixar seu filho brincando com elas sem supervisão.

-Leia para o bebê! Ler histórias para ele estimula a linguagem, a criatividade e a imaginação, e ainda o incentiva se tornar um adulto leitor.

-Quando for preciso deixar o bebê assistindo TV, procure colocar para ele vídeos educativos, que estimulem a fala e outros aprendizados importantes.

O canal “Nossa Vida com Alice”, por exemplo, é cheio de vídeos que ensinam a pronúncia das palavras de um jeito lúdico e divertido. Na parte da manhã, enquanto trabalho, deixo que o Bernardo assista, e então à tarde, após o cochilo, sempre sentamos no chão do quarto dele e praticamos alguma dessas atividades que listei. 

-Ao menos uma vez ao dia, passeie com o bebê. Ficar só em casa é nocivo, então procure dar uma voltinha com ele no final da tarde, nem que seja só uma pequena caminhada no bairro. Para que vocês aproveitem melhor e não se cansem, coloque-o no carrinho de passeio, na bicicletinha ou no triciclo. Ele verá gente e aprenderá coisas novas. 😀

-Faça também alguma brincadeira que faça com que a criança se mexa, como jogar bola. Isso fortalecerá os músculos e ossos da criança, e previnirá a obesidade.

E aí, gostaram das dicas? Comente aí embaixo quem conhecer alguma outra atividades legal para fazer com o bebê.


One Reply to “Atividades simples para brincar com o bebê”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *