As consultas do bebê


as consultas do bebe - As consultas do bebê

Durante a gravidez, você era acostumada a ir ao médico com frequência e a fazer vários exames. Agora que seu filho nasceu, ficará um bom tempo sem pisar em clínicas, certo? Errado! De agora em diante, é seu bebê quem será avaliado ao menos uma vez ao mês, até completar 1 ano de idade.

No geral, a primeira consulta acontece 7 dias após o nascimento e, se tudo estiver indo bem, ele só precisará voltar após 1 mês. Há alguns exames que devem ser feitos nos primeiros dias de vida. No caso do Bernardo, os testes do olhinho e do coraçãozinho foram feitos ainda na maternidade, e na própria alta ganhei o encaminhamento para marcar os testes da orelhinha e do pezinho. Já a consulta pediátrica de rotina é muito simples: é literalmente uma revisão.

A criança é pesada, tem sua altura e perímetro cefálico medidos, e os batimentos são ouvidos. Nessa consulta você também deve aproveitar para tirar dúvidas com o médico, sobre qualquer coisa relativa à saúde do seu bebê. Não sinta vergonha, se julgar necessário anote tudo que quiser perguntar, para não correr o risco de esquecer.

Na primeira semana de vida do Bê, por exemplo, notei uma bolinha por baixo da pele dele, acima do estômago, muito semelhante a um caroço.

Perguntei à médica na primeira consulta, e ela me explicou que era o topo do osso esterno. Hoje, como ele engordou e cresceu, já nem dá mais pra sentir, mas tirar a dúvida naquele momento foi fundamental para que eu ficasse tranquila. Não se preocupe, os médicos estão ali para tirar suas dúvidas, e você não precisa titubear em perguntar.

Na primeira consulta o pediatra em geral avalia os resultados dos primeiros exames feitos, e examina o bebê completamente sem roupa, além de verificar o coto umbilical que na maioria dos casos não caiu ainda.

Na segunda, o bebê novamente é pesado e medido, e também recebi informações sobre as próximas vacinas a serem tomadas (a de dois meses é a temida Pentavalente). A médica perguntou novamente se ele está se alimentando apenas no leite materno – aliás, desde o nascimento dele fui 100% incentivada a dar apenas o peito até os seis meses, por todos os profissionais que nos atenderam.

Nós, mães e pais de primeira viagem, somos muito preocupados e temos muitas dúvidas, e somente um pediatra pode tirá-las e explicar o que é correto.

E nem preciso dizer que apenas o médico pode receitar qualquer medicação, certo? O que serve para o bebê da sua prima, da sua vizinha e da sua amiga pode não servir para o seu, então jamais dê qualquer medicamento sem falar com o pediatra, por mais simples que seja.

O acompanhamento mensal com o pediatra é um direito do seu filho. Se você não tem convênio ou plano de saúde, procure o posto de saúde do seu bairro. Mas não deixe de fazer esse acompanhamento.

Nessa revisão, podem ser detectados vários problemas e doenças de solução rápida, desde que detectadas no início.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *