8 Dicas para o bebê dormir no berço


berco bebe 54 419 - 8 Dicas para o bebê  dormir no berço

Nós conseguimos! Após 4 meses de insistência e muita tentativa e erro, posso dizer com todas as letras que meu bebê já dorme no quarto dele. Nesse artigo vou te mostrar 8 Dicas para o bebê dormir no berço, que me ajudaram muito nessa caminhada.

Quando Bernardo completou 10 meses, mudamos para um lugar onde ele passou a ter o próprio quarto, que ficava ao lado do nosso. Como o fato de ele dormir na cama conosco estava ficando ruim para todo mundo (falta de espaço, eu acordando com dor, etc), aproveitei a oportunidade e iniciei o processo.

No começo, estendi um colchão ao lado do berço, o fazia dormir deitada ao lado dele e, quando ele pegava no sono, o colocava no berço. Ele acordava várias vezes durante a noite, e então eu o fazia dormir novamente e o colocava novamente no berço, até que na última acordada da manhã (geralmente perto das 6:00), o levava para a minha cama e deixava terminar o resto de sua noite de sono lá.

É um processo exaustivo, foram muitos dias em que me senti como zumbi. Foram quinze dias até que ele dormisse uma noite inteira sem acordar – o que me fez dar um pulo na minha cama, de manhã -, e muitas outras noites em que ele se agitou demais e acabei desistindo e o levando para a cama.

Quando mudamos novamente (a pouco menos de dois meses atrás), com o quarto dele na casa nova sendo um pouco mais distante do nosso quarto, tive receio de não ouvi-lo chorar (não, acabei não comprando uma babá eletrônica) e considerei colocar o berço no nosso quarto, mas não quis regredir, então arrisquei insistir em deixá-lo no quarto. Foi o melhor.

Sigo ouvindo-o chorar durante a noite, ele acorda algumas vezes, faço o dormir novamente, levo-o para minha cama de manhã cedo, e segue o baile.

Decidi colocar aqui algumas dicas do que funcionou melhor para nós, para quem ainda vai passar por esse processo:

-Insista. Seu bebê não vai dormir sozinho no próprio quarto na primeira noite, e a pior coisa que você poda fazer é desistir de cara. Monte estratégias e vá tentando, uma hora dá certo.

-Invista em uma naninha para o seu filho. Pode ser uma fraldinha, uma toalhinha, um bichinho de pelúcia, qualquer coisa que seja segura e que seu filho se apegue. Deixe a naninha sempre junto dele ao dormir, e quando ele passar a dormir sozinho, a naninha vai ajudá-lo a se sentir seguro. A do

 Bernardo é um boneco de pelúcia do Piu-piu. 🙂

-Dependendo de como for o seu sono, compre uma babá eletrônica. Eu acabei não comprando porque ele dormiu comigo durante um bom tempo, e como desde o primeiro dia consegui ouvi-lo à noite, não achei necessário. Mas se você não confia que vai acordar ou seu quarto for longe do quarto do bebê, compre. É melhor pecar por excesso do que correr o risco de seu filho precisar de você e não ser ouvido.

-Quando for niná-lo durante a noite, procure fazer isso de pé. Sonolenta(o), se você se sentar, corre o risco de cochilar e deixar seu bebê cair.

-Em algumas noites ele vai acordar mais vezes. Sei que é difícil, mas quanto mais firme você for, mais rápido ele vai se acostumar ao próprio ambiente e deixar de depender tanto de você. Nine-o, coloque-o no berço e volte para a sua cama, sem culpa.

-Por outro lado, se em uma noite em particular a criança estiver visivelmente agitada e acordando de dez em dez minutos, leve-a para sua cama, se souber que assim ela vai dormir. Tente de novo amanhã, e pronto.

-Não deixe o bebê chorando, achando que ele vai acostumar na marra. A criança precisa se sentir segura para dar certo. Se ela souber que se precisar de você será atendida, é mais fácil que fique tranquila para dormir sozinha.

-Por fim, não se sinta incompetente, se demorar a conseguir. Cada criança tem seu ritmo, e acredite: seu filho não vai dormir com você para sempre. 🙂

banner5 - 8 Dicas para o bebê  dormir no berço

One Reply to “8 Dicas para o bebê dormir no berço”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *